Welcome
Login

Quais são as variantes do Coronavírus? Entenda tudo sobre o estudo das mutações do SARS-CoV-2

Featured

Thanks! Share it with your friends!

URL

You disliked this video. Thanks for the feedback!

Sorry, only registred users can create playlists.
URL


Added by COVID in Coronavirus in Australia & Oceania
12 Views

Coronavirus: Description video

Watch the video “Quais são as variantes do Coronavírus? Entenda tudo sobre o estudo das mutações do SARS-CoV-2” and like it!

No fim de 2020 e no início de 2021, a população mundial foi surpreendida com a descoberta de diversas variantes do SARS-CoV-2 em vários lugares do mundo (Europa, Reino Unido, África do Sul, Brasil, etc.). Esse tipo de conhecimento só é possível porque inúmeros cientistas em diferentes países e continentes trabalham em conjunto para estudar o genoma do vírus. Para isso, algumas amostras de pessoas infectadas são coletadas e enviadas para centros de pesquisa para que o sequenciamento dos genomas sejam feitos. Até o momento, quase 600.000 genomas já foram sequenciados no planeta. Mas considerando que o tamanho de cada um é de aproximadamente 30.000 bases (ou letras do código genético), podemos imaginar o trabalho árduo que é fazer a análises dessas sequências. Os computadores potentes de hoje ajudam bastante nessa tarefa, porém, a mente humana ainda é necessária para dar sentido às informações e tornar o entendimento dos genomas mais intuitivo e fácil. Por isso, sites como o da iniciativa GISAID se propõe a juntar as informações genéticas em apenas um local online e disponibilizá-las publicamente. Com base nessas informações é que sistemas para dar nome às mutações do Coronavírus começaram a surgir, os quais utilizam dados genéticos e epidemiológicos para classificar o vírus em clades (grupos), mutantes, variantes, e linhagens. Desde o início da pandemia, 4 sistemas receberam destaque, sendo que um não é tão empregado, dois são alternativas, e outro é considerado o principal. Considerando essa classificação principal, temos atualmente, 3 variantes preocupantes no mundo: B.1.1.7 ("variante do Reino Unido"), B.1.351 (variante da África do Sul), e P.1 (variante brasileira). Até o momento, nenhuma variante afeta a eficácia das vacinas de modo relevante, então a vacinação ainda é recomendada. Assista ao vídeo e entenda como cada mutação é estudada e quais são as mais relevantes no mundo hoje.

Nos siga nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/uniciencia.gm/?hl=en
Facebook: https://www.facebook.com/unicienciagm-101818328222195
Twitter: https://twitter.com/UniCienciaGM

Fontes:
https://www.nature.com/articles/s41564-020-0770-5.pdf
https://www.gisaid.org/hcov19-variants/
https://cov-lineages.org/
https://outbreak.info/situation-reports
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/more/science-and-research/scientific-brief-emerging-variants.html#ref1

#mutações #coronavirus #variante #covid19 #transmissão #ciência #pandemia #conhecimento #informação #biotecnologia #UniCiência #ciencia #cientista #pesquisa #covid #genética #epidemiologia #dados #controle #saúde #corona #sistema #nome #classificação #mutante #virus #doença #infecção #genoma #sequenciamento

Liked the “Quais são as variantes do Coronavírus? Entenda tudo sobre o estudo das mutações do SARS-CoV-2” video?

Share it with your friends!

Post your comment

Comments

Be the first to comment
RSS